A assessoria de imprensa das instituições públicas e governamentais precisa explorar melhor as diversas plataformas de comunicação actualmente disponíveis, de modo a flexibilizar a partilha com os cidadãos, de informação relativa ao desempenho do Governo.

Segundo recomendação de Vasco Ribeiro, especialista português na área de assessoria de comunicação, os assessores de imprensa não podem ficar apenas nos comunicados pois, hoje, a comunicação não se esgota na media tradicional.

Numa comunicação apresentada ontem no Seminário Nacional dos Comunicadores do Governo, a decorrer até amanhã no distrito de Boane, província de Maputo, o orador disse ser necessário comunicar com os públicos envolvidos nos assuntos, antes de enviar a informação para os meios de comunicação social.

Por seu turno, o Gabinete de Informação (GABINFO), entidade organizadora do seminário, defende que o Governo precisa ser mais comunicativo, de forma articulada e harmonizada, para reduzir as margens de especulação sobre o seu trabalho.

Emília Moiane, directora do organismo, explicou que o objectivo do evento é elevar a qualidade da comunicação com a imprensa, de forma a reduzir as margens de especulação criadas pela aparente ineficiência do actual esquema.

Moiane assumiu que a expectativa é que depois do seminário os assessores possam contribuir com maior eficácia para a visibilidade das realizações do Governo de Moçambique.

“Devemos assumir uma postura proactiva no nosso papel de assessores, antecipando-nos aos fenómenos e levando os nossos governantes a anunciar as decisões em tempo útil a todos os moçambicanos”, referiu.

Por sua vez, Claudina de São José Mazalo, Secretária Permanente da província de Maputo, defendeu um maior dinamismo e total entrega dos assessores nas missões que desempenham, conscientes que a meta é servir o cidadão da melhor maneira possível.

No seminário, que decorre sob o lema “Por Uma Comunicação Institucional Eficiente”, alguns participantes referiram-se a casos de assessorados, no caso dirigentes, que se fecham à comunicação, o que acaba por dificultar o trabalho da assessoria de imprensa. 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/68362-assessoria-de-imprensa-do-governo-profissionais-discutem-solucoes-para-eficacia.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *