Apoios sociais no âmbito da prevenção da COVID-19 continuam a criar crispações na Beira

Numa altura em que as comunidades continuam à espera de apoios sociais no âmbito de prevenção do novo coronavírus, na Beira, a autarquia, a Frelimo e o Instituto Nacional de Accão Social, continuam a trocar acusações em torno de mapeamento dos necessitados.

Na semana passada a autarquia da Beira denunciou uma suposta inscrição paralela dos necessitados, mas que apenas pertencem ao partido Frelimo e apresentou uma suposta lista que fora retirada a um grupo da Organização da Juventude Moçambicana, braço juvenil da Frelimo.

A secretária do Estado e o governador da província de Sofala teriam exortado no mesmo dia a inclusão dos partidos políticos interessados no processo, que vai decorrer sob liderança dos secretários dos bairros. 

Quatro dias depois, portanto hoje, a autarquia da Beira voltou a convidar a imprensa para apresentar outras supostas provas de inscrições em curso levada a cabo pela Frelimo. Na ocasião o município exibiu um vídeo onde as imagens retratam o momento em que dois supostos membros da Frelimo, um homem e uma mulher, confirmaram  que estavam a  inscrever indivíduos que pertencem aos camaradas, para posteriormente  beneficiarem de apoios financeiros nos próximos seis meses, no valor de 1.500 meticais por mês

A Frelimo, através do seu primeiro secretário da cidade da Beira, Fernando Razão, admitiu que esta a fazer levantamentos nos bairros, mas negou que seja uma acção paralela do Instituto Nacional de accão Social. “Trata-se de uma acção do partido que visa apoiar os nossos membros carenciados e não só. Terminado o mapeamento distribuímos kits de alimentos aos necessitados. O município esta a confundir a nossa acção com a actividade do governo. Pretendemos apenas apoiar as pessoas como partido Frelimo”.

O Instituto Nacional de accão Social em Sofala, garantiu que o processo de inscrições na Beira ainda não iniciou e que o mesmo deverá ocorrer sob fiscalização dos partidos políticos interessados (ora em formação) e todas as listas serão chanceladas pelos secretários dos bairros e os fiscalizadores.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *