Angela Merkel e Xi Jinping decidem adiar cimeira UE-China

A chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu adiar a cimeira entre a União Europeia e a China, que estava prevista para 14 de Setembro, o que foi justificado com a pandemia do novo coronavírus.

A decisão foi comunicada ao Presidente chinês, Xi Jinping, durante uma chamada telefónica, em que também participou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou hoje um porta-voz do Governo alemão.
“Acordaram que, devido à pandemia do coronavírus, não seria possível realizar (a cimeira) na data prevista, pelo que se fará depois”, adiantou o porta-voz, em mensagem distribuída através da rede social Twitter, na qual disse ainda que as três partes tinham realçado “a relevância” do encontro.
Na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, qualificou o diálogo com a China como uma das “prioridades” da Alemanha, quando desempenhar a presidência rotativa da União Europeia, a partir de 01 de Julho, tendo na altura recusado o adiamento da cimeira, que ia ter Hong Kong como um dos temas centrais.
“Precisamente neste caso, é preciso sentar-se à mesa, enquanto União Europeia, com uma posição única, para falar dos temas desagradáveis”, dissera então Maas. (RM /NMinuto)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *