Ensino técnico-profissional
O ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, empossou, esta segunda-feira, o director-geral da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), Edmundo Jossefa. A ANEP foi criada, em 2016, para ser o órgão através do qual o Governo implementa e regula de forma participativa a educação profissional no país.
Edmundo Jossefa prometeu dar continuidade à reforma do currículo do ensino técnico-profissional, de modo a adequá-lo às exigências do mercado de trabalho. “As qualificações que estão a ser desenvolvidas agora, que antigamente chamávamos de currículo, são desenvolvidas em parceria com o sector produtivo empresarial. Este sector é que dita que tipo de qualificações é que quer, esta é a principal reforma. A educação agora será com base no que o sector empresarial procura”, explicou o empossado.
Antes da sua nomeação, Edmundo Jossefa era director-executivo do Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional.
Jorge Nhambiu desafiou o empossado a usar de forma eficiente e eficaz o Fundo Nacional da Educação Profissional, que garante a realização das actividades formativas nas escolas e institutos técnico-profissionais. “Voltamos a sublinhar a necessidade de pôr em prática os mecanismos visando a operacionalização do Fundo Nacional da Educação Profissional. Será com este fundo que a ANEP irá financiar as actividades formativas quer nas escolas e institutos técnico-profissionais, como nos centros de formação profissional, e assegurar que os estágios profissionais dos formandos tenham lugar e que decorram sem sobressaltos”, desafiou Nhambiu.
A ANEP é um órgão tutelado pelo MCTESTP. Tem um Conselho de Administração que reúne o sector público, o empresariado e a sociedade civil.