tempestade min

A Tempestade Tropical Moderada “Cheneso” já se encontra na região central do Canal de Moçambique desde esta segunda-feira e, devido à magnitude dos seus efeitos, o Instituto Nacional de Meteorologia lançou alerta vermelho. A presença da tempestade já se faz sentir ao longo dos distritos costeiros das províncias da Zambézia e Nampula e as autoridades apelam à população para que não faça travessia marítima.

 

De acordo com o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o sistema está a deslocar-se para o sudoeste do Canal de Moçambique a uma velocidade de 06 quilómetros por hora, podendo evoluir nas próximas horas para a categoria de Tempestade Tropical Severa.

 

Contudo, com o resultado das incertezas nas projecções da sua trajectória, a probabilidade de atingir a costa do país continua reduzida. Entretanto, o INAM prevê a ocorrência de ventos fortes até 80 quilómetros por hora e rajadas até 110 quilómetros por hora, que poderão agitar o mar e gerar ondas com alturas até 06 metros entre os paralelos 14 e 22 graus sul.

 

Adicionalmente, o INAM prevê a ocorrência de chuvas fortes a muito fortes (mais de 200 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas severas. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.