A Associação Industrial de Moçambique participou, na segunda edição das Conferências Índico, que teve como tema principal o Mercado de Seguros.
Durante o evento, foram discutidos vários aspectos relacionados ao sector de seguros em Moçambique, incluindo o ponto de situação actual desse mercado.
Nas discussões realizadas, a Associação Industrial de Moçambique identificou alguns desafios que afectam o acesso das pequenas e médias empresas do sector industrial ao mercado de seguros.
Entre os principais obstáculos mencionados destacam-se, a fraca comunicação e informação sobre os produtos e a literacia financeira e de seguros: Foi constatado que muitas empresas do sector industrial não possuem conhecimento adequado sobre os produtos de seguro disponíveis no mercado e não têm acesso a informações essenciais para tomar decisões bem fundamentadas nessa área.
Sobre preços competitivos, a Associação Industrial de Moçambique entende que os altos custos associados aos prémios de seguro têm sido um desafio significativo para as empresas industriais, principalmente para as pequenas e médias empresas.
O mercado precisa buscar soluções que possibilitem preços mais acessíveis, permitindo que um número maior de empresas tenha acesso a coberturas adequadas.
A disponibilidade de linhas de seguros nas instituições bancárias foi apontada como um factor limitante para o acesso das pequenas e médias empresas industriais ao mercado de seguros.
É essencial que sejam criados mecanismos que facilitem a obtenção de seguro por meio dessas instituições, tornando o processo mais inclusivo e simplificado.
A Associação Industrial de Moçambique reconhece a importância do sector de seguros para o desenvolvimento sustentável das indústrias em Moçambique.
A AIMO, busca regularmente estreita colaboração com as partes interessadas para superar esses desafios e promover um ambiente mais favorável para a participação das pequenas e médias empresas do sector industrial no mercado de seguros.
Importa destacar que o tema proposta para esta segunda edição das conferências Índico foi subordinada ao tema Mercado de Seguros em Moçambique: Acertar o passo dos Mega-Projectos e a sessão de debate contou com Ragendra de Sousa, antigo ministro da Indústria e Comércio, representantes do ISSM, BCI, Pesquisador do CIP, EMOSE e a Associação Industrial de Moçambique (AIMO), onde esta última entidade partilhou algumas propostas que perspectivam a transformação do sector industrial nacional no segmento da Indústria Extractiva, crescente de conteúdo local, liderança dos projectos de desenvolvimento que são implementados em Moçambique, entre outras temáticas.
A AIMO compromete-se a continuar a apoiar a realização de eventos como as conferências do Índico, que promovem a troca de conhecimentos e experiências relevantes para o sector industrial e de seguros. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online