A declaração foi feita em conjunto com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo e o ministério espanhol de Turismo. Segundo o governo espanhol, a conferência reuniu os responsáveis pelo turismo de mais de 95 países A Organização Mundial do Turismo (OMT) pediu nesta segunda-feira (30) uma harmonização dos controles sanitários entre os países e a criação de corredores aéreos diante da pandemia de covid-19, ao término de uma coletiva internacional do setor na Espanha.
“Pedimos a adoção de protocolos internacionais para os exames de covid-19 antes da saída e a aceitação dos resultados na chega ao destino”, afirmou esta agência das Nações Unidas em uma declaração conjunta com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo e o ministério espanhol de Turismo.
O texto foi aprovado no final da cúpula organizada pelo governo espanhol em Las Palmas, a principal cidade turística do arquipélago das Canárias, para analisar como retomar o setor que foi duramente atingido pela pandemia.
Segundo o governo espanhol, a conferência reuniu os responsáveis pelo turismo de mais de 95 países, assim como uma centena de empresas, em sua maioria de forma virtual.
Patrimônio Mundial, ruínas com mais de 300 anos atraem visitantes a São Miguel das Missões
A declaração final pede também que “desenvolvam corredores (…) para facilitar as viagens de turismo e negócios entre países ou cidades com situações epidemiológicas similares”.
O comunicado adverte que “é provável que se percam dezenas de milhões de postos de emprego” no setor até que esteja disponível de forma ampla vacinas ou tratamentos médicos específicos contra o vírus.
O comunicado instrui também “a implementação de um padrão internacional de rastreamento de contatos que compreenda os dados do viajante”, mesmo que respeitando seu caráter confidencial.
A pandemia fez cair 70% das viagens de turistas internacionais no mundo durante os oito primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, segundo a OMT, que tem sua sede central em Madri, na Espanha.
Vídeos: Viva Você



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.