África lança consórcio para supervisionar ensaios sobre vacina

O director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) anunciou hoje o lançamento de um consórcio para supervisionar os ensaios clínicos da vacina para a covid-19 a decorrer em África.

A União Africana estabeleceu, através do África CDC, um consórcio para supervisionar os ensaios clínicos sobre a vacina para a covid-19, o CONCVACT”, disse John Nkengasong, que falava hoje a partir de Adis Abeba, no encontro semanal com jornalistas para abordar a progressão da doença no continente africano.
De acordo com este responsável, o consórcio pretende “juntar todo o conhecimento existente no continente sobre a vacina para actuar de maneira coordenada e assegurar que os ensaios clínicos são conduzidos de forma apropriada”.
Por outro lado, acrescentou John Nkengasong, o consórcio irá permitir ao África CDC relacionar-se com os fabricantes de vacinas em todo o mundo para “identificar os principais candidatos a fazerem ensaios clínicos no continente” e participar “nas discussões” lideradas pela Aliança Global para as Vacinas (GAVI) para “negociar a posição africana no desenvolvimento e acesso à vacina”.
“Queremos assegurar à população que os ensaios clínicos da vacina são feitos no continente da forma mais apropriada e segura”, disse.
De momento, apenas a África do Sul e o Egipto estão a participar em ensaios clínicos para a vacina de covid-19 e, para o director do África CDC, um continente de 1,3 mil milhões de pessoas “merece que mais de dois países participem”.
A criação do consórcio é um resultado da conferência virtual sobre o papel de liderança de África no desenvolvimento e acesso à vacina para a covid-19, realizada em Junho.
A conferência foi organizada pelo África CDC e presidida pelo Presidente em exercício da União Africana e chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, que, na altura, sublinhou a necessidade de “apoiar a contribuição de cientistas e profissionais de saúde africanos”.
“É extremamente importante que os académicos, investigadores e o sector privado trabalhem em conjunto e utilizem todas as plataformas disponíveis para o desenvolvimento da vacina covid-19”, disse, por seu lado, o presidente da comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, na mesma conferência.
O CONCVACT visa assegurar para o continente a participação em mais de 10 ensaios clínicos de vacinas em fase avançada, reunindo fabricantes e financiadores globais de vacinas, bem como organizações africanas que facilitam os ensaios clínicos.
O objectivo é assegurar que sejam gerados dados suficientes sobre a segurança e eficácia das vacinas candidatas mais promissoras para a população africana, para que possam ser lançadas com confiança em África, uma vez aprovadas.
O consórcio será co-presidido pelo director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong, pelo director do Comité Consultivo Ministerial para a covid-19 da África do Sul e pelo director-geral do Centro de Desenvolvimento de Vacinas do Mali
Outros membros do consórcio incluirão representantes de organizações-chave de apoio a ensaios clínicos no continente, incluindo a Organização Mundial de Saúde, The Africa Academy of Sciences Clinical Trials Community, o Institute Pasteur, o African Vaccine Regulatory Forum, a African Medicines Agency, entre outros.
“A África deve desempenhar um papel activo na garantia de uma vacina eficaz contra a covid-19. Trata-se do nosso futuro e do nosso desenvolvimento”, sublinhou John Nkengasong.
Em África, há 12.206 mortos confirmados devido à covid-19 em mais de 522 mil infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A pandemia já provocou mais de 549 mil mortos e infectou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. (RM/ NMinuto)

 

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *