“Os oito maridos de dona Luiza Michaela” será lançado amanhã na Livraria UNICEPE

No dia em que, no país, se celebra o 7 de Abril, mais um livro, com a mulher como protagonista, é lançado na diáspora. Pois, é já amanhã que a nova obra de Adelino Timóteo, “Os oito maridos de dona Luiza Michaela da Cruz”, será lançado. A cerimónia do lançamento do romance está marcada para Livraria UNICEPE, às 18h, na cidade de Porto, em Portugal.

Neste regresso literário a península ibérica, Adelino Timóteo espera ser atingido pelo público português, pois “sempre que lanço uma obra prefiro a surpresa a ter uma ideia pré-concebida do tipo de pessoas que acorre ao evento”, explicou o autor, lembrando-se de um episódio não muito distante. “Em 2015, em Linz, na Áustria, num evento de leitura de vários livros meus, entrei para um anfiteatro imenso. Devia ter para aí 500 lugares. Disse cá comigo, esta sala é grande, quem me dera que houvesse dez pessoas. A medida que fomos ficando em cima do evento, a sala não parou de encher. Por fim, havia gente de pé, encostadas às paredes. Não tenho o espírito “pop star”, que caracteriza alguns autores. Valorizo o efeito surpresa e o que der e vier”. Para Timóteo, amanhã (e sempre) o importante é cumprir mais esta etapa, e que o livro ganhe asas e voe.

A ideia de lançar o livro no Porto, revela Adelino Timóteo, prende-se com o facto de aquela cidade ser um dos lugares de Portugal que primeiro o acolheu. “A escolha não tem nada a ver com a indefectível rivalidade de segunda cidade, mas apenas com a realidade óbvia de que com o desenvolvimento humano e económico, Porto não diferencia em quase nada de outra e qualquer cidade de Portugal, por contar com uma população activa de leitores. Basta olhar para o número de livrarias para compreender”.

Além disso, a ideia de ir a Porto também é motivada pela existência de um círculo de leitores interessados pela obra de Adelino Timóteo, o que tem suscitado a editora Alcance promover a obra do autor naquela cidade, já que por lá, de acordo com o escritor, tem uma sucursal, que trata da distribuição do livro por Portugal. “Uma vez que para aí em 2013 participei aqui no Porto de uma Feira do Livro, lançar aqui alimenta o espirito e a alma dos leitores que me devem ter descoberto naquele ano”.

Adelino diz que não fosse a escassez de tempo, aproveitaria a ocasião em Portugal para também lançar a obra em Lisboa (onde o livro também foi escrito), Algarve, Coimbra e Braga.

A apresentação de “Os oito maridos de dona Luiza Michaela da Cruz estará a cargo de Rui Raquilho, responsável pela Livraria UNICEPE, e de Ana Silva.

Depois de Porto, “Os oito maridos de dona Luiza Michaela da Cruz” deverá ser lançado em Maputo e, a seguir, Beira.

 

Fonte:http://opais.sapo.mz//index.php/cultura/82-cultura/44281-adelino-timoteo-lanca-novo-romance-no-porto-.html

Leave a Reply

Your email address will not be published.